Secretaria Municipal de Educação
Diretoria de Ensino
Coordenação de Geografia, Est. Amazônicos E História
Professora Genilse Ribeiro
Breu Branco, 2010.
1.Tema: Espaço Livre
.2.Justificativa:
No decorrer do ano letivo de 2010 realizamos quatro encontros pedagógicos com os professores das disciplinas de Geografia, História e Est. Amazônicos para discutirmos, entre outros assuntos, propostas de metodologias que pudesse tornar as aulas mais prazerosas e consequentemente elevasse o índice de aprovação dos nossos educandos. A partir daí decidimos organizar uma exposição do material elaborado e utilizado pelos professores e alunos durante as aulas ministradas.
Partimos do princípio de que tudo que provoca bons resultados deve ser divulgado e socializado entre os colegas de profissão, para que o sucesso atinja o maior número de alunos beneficiados com o prazer de aprender de forma dinâmica e prazerosa.
3.Objetivo geral:
Divulgar atividades trabalhadas, em sala de aula, que trouxeram êxito na aprendizagem dos alunos.
3.1.Objetivos específicos:
- Trocar experiências adquiridas no decorrer do ano letivo de 2010.
- Valorizar o trabalho desenvolvido pelos professores;
- Demonstrar o interesse dos alunos pelas aulas diferenciadas;
- Desenvolver o espírito de coletividade entre professores e alunos;
4. Metodologia:
- Os professores deverão seguir as metodologias propostas nos encontros pedagógicos;
- Planejar aulas criativas para os alunos;
- Analisar as propostas de atividades desse projeto;
- Montar estandes para exposição dos trabalhos elaborados.
5.Produção Final:
- Elaborar;
- Construir;
- Realizar uma exposição e apresentação para encerramento do ano letivo de 2010.
6.Disciplinas trabalhadas nesse projeto.
- Estudos Amazônicos
- Geografia
- História
7. Tempo para apresentação dos trabalhos:
8.Atividades :
HISTÓRIA:
ü Evolução do território brasileiro através de mapas a partir das capitanias hereditárias. (6ª série);
-Professor:
-Tempo: exposição
ü Mostrando alguns acontecimentos históricos através do caracol do tempo.
-Professores: Sandra e João Batista da escola Gonçalo Vieira
-Tempo: 03 minutos
ü Trabalho e resistência através da produção de gibis. (4º EJA)
-Professora: Elizete da escola Gonçalo Vieira - exposiçao
- GEOGRAFIA:
ü Localização no espaço geográfico utilizando o jogo Batalha Naval. (5ª série);
-Professor:
-Tempo: 03 minutos
ü O espaço geográfico de Breu Branco “ontem e hoje” painel de fotos.
-Professora: Deral da escola Antonio Oliveira Santana
-Tempo: exposição
ü Medindo a quantidade de chuva que cai em um lugar, utilizando o pluviômetro. (6ª série);
-Professor:
ü O Brasil e suas regiões utilizando o jogo de dominó. ( 6ª série);
-Professor:
-Tempo: 03 minutos
ü Representando o planeta Terra com material de sucata. (7ª série);
-Professor:
ü Vulcão em erupção através de uma simulação produzida com argila. (7ª série);
-Professor:
-tempo:
ü O continente americano representado através de mapas e painéis contendo: localização e regionalização. (8ª série);
-Professor:
ü Destacando o Brasil no continente americano através de mapa. (8ª série).
-Professor:
-Tempo:
ü Identificando os animais do Brasil em extinção através de enigma.
ü (3ª série);
-Professor:
-Tempo:
- ESTUDOS AMAZÕNICOS:
ü Painel contendo o mapa com a área de abrangência da região amazônica. (7ª série).
ü Exposição de frutos comidas típicas e lendas da região amazônica através de fotos, desenhos, etc. (8ª séries);
-Professora: Alessandra da Escola Gonçalo Vieira
8.Recursos humanos:
Professores, alunos, pais, técnicos pedagógicos das escolas e a coordenação de área das disciplinas envolvidas.
9. Material;
Nº. | MATERIAL | QUANTIDADE |
01 | Fita crepe | 02 rolos |
02 | Estilete | 02 |
03 | Cola de isopor | |
04 | Folha de isopor | 10 folhas de |
05 | Papel cartão | 05 folhas |
06 | Palito de churrasco | 01 pacote |
07 | Fita dupla face | 04 rolos |
08 | Gliter | |
09 | TNT | |
10 | Papel madeira | 10 folhas |
11 | Cola quente | 5 bastões grosso |
12 | Tinta guache | 5 vidros de 200 ML: branco, azul, verde, amarelo, laranja. |
13 | Pincéis | 03 de nº. 12 |
14 | Papel | 05 folhas |
15 | Papel contacte | |
16 | Velcro | |
17 | EVA | 10 folhas |
10. Realização do projeto:
Data:
Loca:
Horário:
ANEXOS
Confecção de material:
v HISTÒRIA:
01- Evolução do território brasileiro.
Procedimento:
Desenhar os mapas em isopor contendo um pequeno relato sobre os territórios que abrange e o período de atuação;
02- Acontecimentos históricos no Caracol do tempo:
Procedimento:
Verifique quantos alunos, dessa turma, tem acesso a internet e procure distribuí-los de modo que cada um dos quatro grupos que serão formados tenha um integrante com acesso à internet.Feito isso, faça o sorteio do que eles irão pesquisar:
-Grupo 01: as primeiras formas de escrita, os calendários, as pirâmides, o faraó, o Nilo;
-Grupo 02: as olimpíadas, deuses gregos e romanos, Jerusalém, o Coliseu, os gladiadores;
-Grupo 03: as caravelas, a bússola, os navios negreiros, as especiarias;
-Grupo 04: o rádio, a televisão, o avião, a caça jeans, o computador.
-Cada grupo deverá trazer imagens e informações escritas sobre o tema pesquisado;
-Construa em sala de aula, junto com as equipes, um caracol do tempo mostrando o tempo em que essas invenções ocorreram.
02- O surgimento da República no Brasil a partir de um Caracol do tempo
Procedimento:
Seguir o mesmo procedimento da primeira atividade em relação à internet. Dividir as equipes e solicitar que eles montem um Caracol do Tempo.
-Grupo 01: República: personagens e conflitos;
-Grupo 02: Governo Provisório: primeiras medidas;
-Grupo 03: A primeira Constituição Republicana;
-Grupo 04: Primeiros anos da República.
03- Trabalho e resistência.
Procedimento:
O professor deverá fornecer aos alunos, material de pesquisa sobre as diferentes épocas da escravidão no Brasil. Após a leitura e discussão do assunto deverão produzir cartilhas ou gibis, mostrando a diferença entre o trabalho escravo contemporâneo e colonial.
v GEOGRAFIA:
01-Localização no espaço geográfico utilizando o jogo Batalha Naval.
Procedimento:
O professor deverá ampliar um mapa do Brasil que contém as coordenadas geográficas para trabalhar inicialmente com a turma. Depois que os alunos absorverem as informações sobre o assunto, passarão para o jogo Batalha Naval:
Todos os continentes serão identificados e marcados dois pontos de localização em cada um sendo identificados com letras do alfabeto. Dentro de uma caixinha, depositam-se fichinhas dobráveis com o nome dos continentes e um ponto, para cada ficha, que o aluno deverá informar corretamente as coordenadas geográficas dessa área. Faz-se o sorteio para decidir quem inicia o jogo. As respostas serão escritas em um painel e a cada acerto, a criança vai fixando um navio feito de papel, nas áreas que representa os oceanos. Vence quem finalizar o jogo com maior quantidade de navio fixado.
Obs.: os navios serão confeccionados em cores diferentes para cada jogador e serão fixados no mapa com velcro.
Quadro 1 – A localização absoluta dos lugares
LUGAR | LATITUDE | LONGITUDE |
A | 80º Norte | 60º Oeste |
B | ||
C | ||
D | ||
E | ||
F | ||
G | ||
H | ||
I | ||
J | ||
L | ||
M |
02- O trabalho do homem e a transformação do espaço geográfico, através de painel com fotos do Breu Branco.
Procedimento:
O professor irá orientar os alunos a fazer um levantamento de dados e fotos de Breu Branco, desde o inicio de sua organização até os dias atuais. Em sala sob a coordenação do professor a turma deverá montar um mural com fotos e informações sobre a cidade de Breu Branco. É importante que o orientador colabore com os alunos na busca do material de pesquisa, como fotos, pessoas que possam dar entrevistas, etc.
03- Medindo a quantidade de chuva que cai em um lugar, utilizando o pluviômetro.
Confecção do pluviômetro:
Material:
01 garrafa plástica de dois litros vazia;
01 tesoura;
01 fita adesiva;
O1 vaso pesado.
Procedimento:
Corte o gargalo da garrafa plástica, fazendo um funil.Vire-o de cabeça para baixo e coloque-o dentro da garrafa e passe a fita adesiva para melhor fixar.
Cole um pedaço de fita adesiva no comprimento da garrafa e numere com um cm de distância entre a numeração.
Coloque o pluviômetro dentro do vaso para impedir que o vento o derrube e coloque em um local onde receba a chuva.
Registre a quantidade de água que se acumula na garrafa quando ocorrerem as chuvas. Para medir a água e milímetros, coloque a água da garrafa em um recipiente graduado.
Cada vez que medir a quantidade de água, você pode anotar em seu caderno, registrando a quantidade, o dia e o mês, e quando finalizar a pesquisa faça a soma e anote no climograma toda a quantidade de chuva do mês. Para medir a pluviosidade total do mês, some todos os índices de chuva e divide pelo total de medição.
OBS.: Pesquisar um modelo de climograma no Google
• Quais meses choveram mais?
• Quais choveram menos?
• Em que mês a temperatura foi mais baixa?
• Onde foi mais alta?
Outra sugestão é perguntar a seus alunos como o clima influencia atividades no seu estado como a agricultura, pecuária, atividades industriais ou o cotidiano das pessoas. Relacione essas informações com os dados do climograma que você construir.
Outras sugestões de perguntas a serem feitas a seus alunos são:
• Existem deslizamentos de terra?
• Quando determinadas árvores e plantas, características do lugar, florescem ou dão frutos?
• Algumas doenças aumentam ou diminuem o número de casos em alguma estação do ano?
Esse trabalho de construção de climogramas pode também ser feito de maneira eletrônica no site do INMET, eis o link:
www.inmet.gov.br/html/clima.php
04-O Brasil e suas regiões utilizando o jogo de dominó.
Procedimento:
Depois de trabalhar sobre as regiões brasileiras, o professor deverá produzir um dominó contendo os estados e as capitais brasileiras para os alunos fazerem a relação corretamente.
05- Representando o planeta Terra com material de sucata.
Materiais:
01 balão;
01 garrafa plástica;
Areia;
Cola;
Um pedaço de barbante;
Pedaços de papel (jornal, revistas, etc.);
Alfinete;
01 caixa para apoio;
Tintas nas cores dos continentes e oceanos.
Procedimento:
Encha a garrafa com areia.
Encha o balão até que ele fique com forma arredondada.
Amarre a abertura do balão com o barbante e fixe-o na boca da garrafa.
Com o balão cheio fixo, espalhe cola em toda a superfície do balão e coloque pedacinhos de papel sobre a cola. Deixe secar cada camada e repita esse processo cerca de seis vezes, para que a cobertura fique espessa.
Deixe secar as camadas de papel. Retire-o da boca da garrafa e estoure-o com um alfinete. Faça um apoio para o globo com uma caixa. Observe um globo autêntico para desenhar e pintar o globo confeccionado.
06-Vulcão em erupção através de uma simulação produzida com argila.
Materiais:
01 copo plástico;
Placa de isopor;
Colorau;
Bicarbonato de sódio;
Vinagre;
Areia e cascalho.
08-Destacando o Brasil no continente americano através de mapa.
Procedimento:
Reproduzir o mapa do continente americano e destacar o território brasileiro, colorindo os estados e elaborando um histórico sobre sua localização e formação histórica.
09-Identificando os animais do Brasil em extinção através de enigma.
Procedimento:
Será confeccionado um enigma em tamanho grande e exposto em sala de aula. A turma se divide em grupos e começam a decifrar o enigma para informar o nome de alguns animais do Brasil que estão em extinção. Vence a equipe que decifrar os nomes corretamente, primeiro.
v ESTUDOS AMAZÔNICOS:
01-Monta um painel contendo um grande mapa com a área de abrangência da região amazônica.
02- Exposição de frutos, comidas típicas e lendas da região amazônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário