terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Projeto sobre o trabalho escravo contemporâneo





Estado do Pará
Prefeitura Municipal de Breu Branco
Secretaria Municipal de Educação
Coordenação de geografia
Professora- Genilse Ribeiro

                            

TRABALHO SIM, ESCRAVIDÃO NEM PENSAR.


+OBJETIVO GERAL
      -Conscientizar alunos e comunidade sobre os perigos do trabalho escravo contemporâneo.


+ OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


     -Informar a comunidade de todas as escolas da rede municipal de Breu Branco, como funciona o trabalho degradante através de textos palestra e filmes;

     -Fazer um diagnóstico prévio com os alunos do 2º ao 9º ano para detectarmos o nível de conhecimento dos mesmos em relação ao trabalho escravo atual;

     -Conscientizar nossa clientela, através de textos, filmes, documentários e aulas expositivas, como funciona o trabalho escravo contemporâneo;

     -Diagnosticar o conhecimento dos pais ou responsáveis dos alunos, sobre a prática do trabalho degradante, através de questionários;
     

    -Orientar os alunos na produção de textos paródias e dramatização sobre o trabalho escravo atual;

     -Produzir com os alunos gibis e panfletos e cartazes sobre o trabalho escravo contemporâneo;

     -Organizar um dia da semana para apresentação de todas as atividades elaboradas.
     -Convidar a comunidade local para participar da culminância das atividades realizadas nas escolas;

     -Registra através de fotos ou filmagem todas as etapas do projeto para montar um painel nas escolas onde o projeto foi realizado;

     -Realizar relatórios avaliativos sobre o resultado do projeto.
+ JUSTIFICATIVA:
      Algumas escolas de Breu Branco já desenvolveram projetos que trataram da questão sobre o trabalho escravo contemporâneo, mas acreditamos que a divulgação diária sobre essa problemática se faz necessária, uma vez que a cidade de Breu Branco recebe quase todos os dias pessoas que vem a procura de trabalho e que quase sempre desconhece essa realidade que vem ocorrendo em grande escala no Estado do Pará. Acreditamos ainda que é uma forma de conscientizar pais e alunos  sobre a importância de valorizar a educação ,pois uma das características do trabalhador escravizado é o baixo nível de escolaridade. Uma pessoa desinformada se encontra bem mais vulnerável para ser enganada com as belas propostas de emprego oferecidas pelos aliciadores de trabalhadores. Dessa forma, temos certeza que estaremos cumprindo com o
papel de multiplicadores de informações  e certamente iremos contribuir com o sucesso futuro dos nossos alunos.

+PÚBLICO ALVO:


     Ao realizar esse projeto pretendemos atingir os alunos do 2º ao 9º ano, e turmas da educação de Jovens e Adultos da rede municipal de Breu Branco e também a comunidade local.
 

+ METODOLOGIA:

     Para desenvolvimento do projeto serão desenvolvidas as seguintes atividades:

- Leitura de textos;
- Exibição de filmes e documentários;
- Utilizar questionários para coleta de dados;
- Produção de textos;
- Elaboração de cartazes, panfletos murais e gibis;
- Elaboração de paródias;
- Montagem de peça teatral;
- Seminário;
- Programar um turno para apresentação de todas as atividades realizadas;
- Registrar a realização de todas as atividades do projeto com fotos;
- Produzir relatório sobre os resultados finais do projeto.


+ RECURSOS HUMANOS:

- Pais;
- Alunos;
- Professores;

+ RECURSOS MATERIAIS:

- papel sulfite;
- pincel atômico;
- cartolina;
- cola branca;
- lápis de cor;
- giz de cera;
- tesoura;
- televisão;
- aparelho de DVD;
-  impressora;
- caixa amplificada;
- máquina fotográfica.

+ CRONOGRAMA:


Ações
Março  
Abril
Maio
Junho
Elaboração do projeto
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Apresentação do projeto aos professores da rede municipal.

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Desenvolvimento das atividades em sala.

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Culminância do projeto.



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Produção do relatório final.



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                                      _________________________
GENILSE RIBEIRO

















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