quarta-feira, 20 de abril de 2011

I Oficina Pedagógica de 2011: O Ensino e a História da Cultura Afro-brasileira e Africana


       No dia 16 de abril de 2011 aconteceu a primeira oficina pedagógica ministrada para os professores de Geografia, História e Estudos Amazônicos, no laboratório de informática da Escola Gonçalo Vieira.
     Depois de discutirmos sobre a Lei 10.639/03, que trata do ensino da cultura afro nas escolas, dividimos a turma em  05 equipes para realização das atividades. Cada grupo lançou mão do seu material de pesquisa e foi às ruas de Breu Branco para fazer suas entrevistas. Os trabalhos foram elaborados com base no material do projeto A Cor da Cultura e ficou assim estruturado:
   
Cinco pessoas foram convidadas a classificar a região a partir de alternativas. Você acha que elas vêem a África como sinônimo de desenvolvimento ou atraso? Saúde ou doença? Riqueza ou pobreza? Estabilidade ou instabilidade política? Tribo ou civilização? 

  






Programa 02: Material Didático
Os cinco entrevistados, escolhidos aleatoriamente, relacionaram as fotografias de duas famílias, uma negra e outra branca, à habitação e ao local de trabalho do chefe de cada uma delas. 




     






   Diante das fotografias de cinco brasileiros em busca de emprego, entre brancos e negros, foram ver quais foram escolhidas para ocupar as vagas fictícias, por parecerem representar melhor a empresa também sediada na ficção.









Programa 04: Corpo
A fim de descobrir se os brancos diferem realmente dos negros, selecionamos duas radiografias cujos ‘pacientes’ eram um negro e um branco. Estes raios x foram mostrados para pessoas que circulavam dentro do mercado minicipal de Breu Branco e  deveriam identificar a cor das pessoas radiografadas. 

                   

Programa 05: Religiosidade e Cultura
    Foi solicitado que algumas pessoas espetassem alfinetes no mapa, indicando em qual estado brasileiro havia um maior número de fiéis das religiões afro-brasileiras. O jogo incluía responder onde moravam mais pessoas que se assumiam negras.


   Depois das pesquisas as equipes retornaram pra o laboratório de informática onde criaram slides e apresentaram o material coletado através das entrevista.Em seguida foi feito alguns comentários sobre cada trabalho apresentado e encerramos com a entrga de uma lembrancinha pelo dia da páscoa. O encontro foi bem proveitoso e acredito que todos conseguiram absorver algo que com certeza irá contribuir no processo ensino-aprendizagem que cada um desenvolve em suas salas de aulas. Todos acreditam que é possível aplicar o ensino e a história da cultura afro no currículo escolar independente do conteúdo que aborda o negro no processo de escravidão do período colonial.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário